Bebê Recém-Nascido
O tão esperado encontro aconteceu e o bebê nasceu! Nas primeiras quatro semanas de vida, ele é considerado um bebê recém-nascido. Nesse momento, o bebê come e dorme. Ele ainda não consegue fazer algo sozinho e a cada minuto precisa da ajuda de sua mãe.
Um bebê recém-nascido geralmente assume posições que lhe eram familiares mesmo antes do nascimento, na barriga da mãe. O rosto nos primeiros dias ainda está inchado. Praticamente não há gordura subcutânea.
Os músculos do bebê estão apenas começando a ficarem mais fortes. Embora ele não consiga manter a cabeça erguida sozinho. Para ajudar a dominar essa importante habilidade, o bebê deve ser colocado de bruços com a maior freqüência possível após a cicatrização do ferimento umbilical. Isso geralmente acontece no final da segunda semana.
O bebê mantém seus braços e pernas pressionados um no outro, porque enquanto tenta aprender a lidar com seus movimentos, ele monitora o trabalho dos músculos e aprende a desenvolver sua coordenação.
Os pais costumam ter medo de que o bebê esteja muito com os punhos fechados. Na verdade, o aumento do tônus pode ser observado após o nascimento. Normalmente, passa antes do início do terceiro mês de vida. Até lá, será difícil para a criança tentar segurar brinquedos e objetos desconhecidos com as mãos..
No primeiro mês de vida, o recém-nascido apresenta reflexos muito pronunciados que ajudam a se adaptar ao mundo ao seu redor. Estamos falando de engolir, sugar, entre outros. Algumas habilidades desaparecerão em alguns meses, outras permanecerão por toda a vida.
O recém-nascido ainda não consegue fazer sons articulados. Ele só pode expressar suas emoções chorando. Com o tempo, os pais começarão a descobrir exatamente o que o bebê precisa pela entonação e duração dos sons e expressões faciais.
Um recém-nascido pode dormir até 18 horas por dia. Neste momento, ainda não existe um regime de sono e vigília. Os pais devem ser pacientes e tentar ajustar as coisas com base no comportamento do bebê.
Freqüentemente, a criança acorda à noite. Se o bebê for amamentado, neste momento será uma excelente solução para um melhor descanso de toda a família. Mas é melhor se adaptar ao ritmo do bebê e aproveitar para dormir nos mesmos horário que o bebê escolheu para sua soneca
No primeiro mês de vida, é importante não só criar condições para o desenvolvimento do recém-nascido. Nesse período, deve-se avaliar o estado de saúde do bebê e realizar exames para identificar possíveis doenças e patologias. É importante entender que quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento prescrito, mais rápido você poderá enfrentar a doença.
Também é indicado fazer uma visita mensal ao pediatra
para verificar o desenvolvimento do bebê. Em um ambiente descontraído, o médico fará uma consulta detalhada e responderá às perguntas dos jovens pais, que provavelmente surgirão nas primeiras semanas de vida do bebê.